quarta-feira, 20 de abril de 2011

Twitter nas aulas de Língua Inglesa - Projeto

Twitter nas aulas de Língua Inglesa

Objetivo
Usar a língua inglesa em contexto real de comunicação por meio da ferramenta digital (Twitter).

Conteúdos
Leitura e produção de pequenos textos, listening e speaking, wh-questions, tempos verbais. Expressar preferências e interesses, ordenar palavras numa sentença.

Anos
6º ao 9º ano

Tempo estimado
12 aulas

Material necessário
Computador com internet.

Desenvolvimento Para realizar o projeto lembre-se que o Twitter é uma ferramenta que apresenta o léxico em inglês, por isso é importante saber usar a ferramenta para poder orientar os alunos. Se possível, converse com outras turmas da sua escola ou de outras para que o projeto seja desenvolvido conjuntamente.

1ª etapa
Comece a aula perguntando o que a turma sabe sobre o “Twitter”. Faça um levantamento do conhecimento prévio (brainstoring) que eles têm sobre a ferramenta e, caso seja necessário, apresente a eles vídeos online em inglês que mostrem “o que é o Twitter” (no YouTube há vídeos explicativos). Discuta com a turma os cuidados que devem ser tomados ao se comunicar com alguém na web.

2ª etapa
Realize atividades de leitura sobre o Twitter (use estratégias de leitura). Selecione páginas de twitters e imprima para que tenham contato e reconheçam a ferramenta antes de irem para a sala de informática. Mostre-os quais são os principais comandos para que consigam interagir com outras pessoas, como por exemplo, o significado das expressões: What’s happing?; tweets; following; follow; followers; home; profile; find people, settings; help; sign out. É importante destacar para os alunos que os textos devem conter no máximo 140 caracteres, ou seja, só poderão enviar e receber mensagens curtas.

3ª etapa
Apresente a proposta do projeto e combine previamente com a classe quais os tópicos e/ou conteúdos serão desenvolvidos nas aulas. Com base nos textos já trabalhados em aula, o estudante deve observar como se faz, para então repetir a ação necessária, a fim de conseguir interagir com novos parceiros em outro idioma. Explore as funções da linguagem mais recorrentes em qualquer contato social, tais como: informações pessoais, preferências e interesses, informações sobre a família e amigos, bem como informações sobre o que fazem na escola e no tempo livre, informações sobre rotina, viagem, férias e sobre a cultura do local em que vivem.

4ª etapa
É hora de usar o Twitter. Para isso, cada aluno deve criar sua conta (login/sign in) no Twitter.com. Depois, peça que explorem a ferramenta, pesquisem links, encontrem twitters e tweets. Em seguida, apresente à turma um tema para debate e indique alguns tweets para começar a atividade e forneça uma direção progressiva a ser seguida pelo aluno de modo que sinta-se motivado e interessado em saber mais sobre os twitters e a temática em questão.

Organize, também, um formulário para que os alunos registrem expressões desconhecidas e palavras que poderão fazer parte da conversação. Depois debata com a turma as informações registradas e esclareça as dúvidas de vocabulário e gramática. O segundo passo é a interação e publicação de tweets entre os twitters da turma e/ou outras classes.

5ª etapa
Faça as correções dos tweets. O processo de correção das informações publicadas nos tweets pode ser feita em pares e/ou por toda a classe. A partir dele, podem ser criados novos tweets mais completos e complexos. Neste processo, pode-se usar datashow, slides, retroprojetor. Os tweets podem ser publicados em um blog criado pela turma. Basta que o editor do blog coloque o gadget "twitter updates".

Avaliação
Para avaliar o trabalho da turma, leve em consideração os seguintes aspectos: se o aluno participou ativamente das tarefas propostas; demonstrou atitudes colaborativas; apresentou clareza e organização nos textos escritos e orais, utilizou expressões adequadas ao contexto. Realize uma auto-avaliação com questionamentos relacionados ao tema proposto.

Fonte: Revista Nova Escola - disponível no site : http://revistaescola.abril.com.br/lingua-estrangeira/pratica-pedagogica/twitter-aulas-lingua-inglesa-524442.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário