quarta-feira, 30 de março de 2011

Projeto - Revista teen - Nova Escola


Conteúdo
Produção de textos

Objetivos
Produzir artigos de opinião em Língua Inglesa.
Compreender os objetivos e a estrutura de uma revista.

Conteúdos
Artigo de opinião.
Vocabulário do universo jovem.
Simple present (presente simples).

Anos
6º e 7º.

Tempo estimado
15 aulas.

Material necessário
Revistas para adolescentes (em inglês e em português) e dicionário.

Desenvolvimento
1ª ETAPA Peça que os alunos tragam para a aula revistas que eles gostam de ler. Explore com as voltadas para o público adolescente. Comece pela estrutura geral: como é a capa? Como são as ilustrações? Que tipo de produtos são anunciados? Em seguida, investigue que gêneros a turma consegue identificar: entrevistas, reportagens, artigos...

2ª ETAPA Separe artigos de opinião para analisar, chamando a atenção para sua função, suas partes principais (introdução, argumentação e conclusão), vocabulário e tempos verbais usados. Proponha a produção de uma revista com artigos. Como seria o nome dessa revista em Língua Inglesa? Qual seu assunto principal?

3ª ETAPA Compare o artigo em português com um em inglês, de mesmo tema e que use o simple present. Explique a conjugação dos verbos regulares e dos irregulares mais comuns.

4ª ETAPA Peça um levantamento do vocabulário mais usual sobre o tema escolhido. Estimule a classe a sugerir e a indicar a grafia de palavras em inglês, recorrendo ao dicionário quando houver dúvidas.

5ª ETAPA Os alunos vão começar a escrever. Favoreça a troca de idéias com o trabalho em duplas e pedindo que elaborem parágrafo por parágrafo. Oriente para que usem os verbos no presente quando apropriado e o vocabulário pesquisado.

6ª ETAPA Corrija os artigos com os alunos, considerando o contexto de circulação dos textos que estão escrevendo e atentando principalmente para o uso do vocabulário sugerido e para os verbos no presente. Faça uma coletânea das dificuldades mais comuns e repita as explicações necessárias. Defina como será a capa e a disposição visual dos textos.

Produto final
Revista com textos e ilustrações.

Avaliação
Promova uma avaliação coletiva e contínua sobre a qualidade da revista, debatendo a seguinte pergunta: os textos conseguem comunicar adequadamente informações aos leitores imaginados

Nenhum comentário:

Postar um comentário