quarta-feira, 30 de março de 2011

Projeto - vidoechat - Revista Nova Escola

Objetivos
Participar de uma videoconferência, ou videochat, utilizando uma conversa informal.

Conteúdos
- Compreensão e produção oral.
- Wh-questions e Yes-no questions.
- Descrição de espaços.
- Expressão de gostos.

Anos
6º e 7º.

Tempo estimado
12 aulas.

Material necessário
Computador com internet e programa de videoconferência, como o Skype (faça o download e confira as configurações mínimas em skype.com/intl/pt/donwload/skype/windows).

Desenvolvimento
Preparação
É essencial combinar com outro professor de Língua Estrangeira as datas para a realização da videoconferência - a atividade deve envolver escolas ou turmas distintas.

1ª etapa
Para apresentar o gênero conversa, elabore com os alunos uma lista de informações pessoais que gostariam de saber quando conhecem alguém. Debata a diferença de informação privada e pública, pontuando sobre
o que pode ser compartilhado num contato inicial com desconhecidos.

2ª etapa
Discuta com a turma as diversas ferramentas da internet para conhecer pessoas, refletindo sobre as precauções necessárias nesses contatos. Apresente a proposta de uma videoconferência em inglês com os alunos
de outra escola ou turma, enfatizando que a missão da garotada será descrever o perfil dos participantes.

3ª etapa
Para orientar a atividade, elabore um formulário com os pontos que deverão fazer parte da conversa: name, nationality, birth date, school’s name, school’s address, e-mail, grade, reading genres, musical genres, entertainment, hobbies. Com base no formulário, os estudantes devem criar perguntas do tipo wh-questions (What’s your name?, when is your birthday?, what do you do in your free time? etc.). Debata as possíveis respostas antes da realização da videoconferência.

4ª etapa
Organize a videoconferência, procurando certificar-se de que todos tenham a possibilidade de se comunicar. Cada aluno deverá registrar, no formulário, as informações sobre seu interlocutor.

Avaliação
Durante as videoconferências, observe problemas de pronúncia e de compreensão, abordando as principais dificuldades em futuras aulas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário