segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Bingo

Bingo

O bingo é um dos favoritos dos alunos, se bem que os mais jovens precisem de instruções precisas antes de começar a jogar porque o jogo não é tão conhecido entre crianças e adolescentes.

Quando usar

Eu costumo usar bingos quando quero fazer uma revisão de vocabulário diferente ou quando há uma lição muito longa e que os alunos terão dificuldades de memorizar. Você pode usar para fazer um “geralzão” no final do ano ou semestre, antes de uma prova importante.

Como fazer

Se você tem muitos alunos o bingo poderá ser jogado em pares ou trios (se quiser reduzir o número de cartelas e que eles ajudem uns aos outros) ou no caso de classes com alunos muito novos esse recurso de pequenos grupos também poderá ter um resultado melhor que jogado individualmente.

Para preparar as cartelas eu recomendo que você use um site ou programa porque se for fazer manualmente dará um trabalho tremendo e – pior – poderá haver cartelas repetidas, o que prejudicará o resultado do jogo. No bingo as cartelas são individuais, mesmo que contenham exatamente as mesmas palavras ou figuras, elas devem estar em posições diferentes nas cartelas.

Se você é um expert em Excel poderá fazer uma tabela e inserir um grupo de palavras (umas 30 de cada vez) e fazer com que elas troquem de lugar, fiquem “dentro” ou “fora” daquelas cartelas que irá imprimir. Eu não sou expert em Excel e nem quero gastar muito tempo tentando fazer isso mas sei que é possível, baixei uma tabela assim de um site e sempre que vou preparar um bingo (uso-o mais com turmas de inglês avançado e só com palavras, sem figuras) recorro a ele.

Alguns desses programas e sites já têm sets de figuras pré-montados, você só tem que clicar naquelas que vai querer nas cartelas. Para encontrar esses sites que fornecem o serviço, digite na busca do Google: “bingo maker”.

Como montar e jogar

Há dois tipos de bingo de vocabulário: com figuras ou com palavras. No de palavras o professor vai lendo definições e os alunos marcam a palavra que corresponde à definição na cartela, é o tipo mais indicado para alunos de nível avançado.

Para alunos de nível básico e intermediário, as cartelas com figuras (apesar de serem mais onerosas) agradam mais e têm melhor resultado. Nesse caso o professor lê a palavra e os alunos marcam a figura correspondente.

Em vez dos tradicionais números, sorteie as definições (impressas em papel pequeno e dobradas dentro de uma caixa) ou as palavras. Aconselho a fazer cada set com no máximo 30 palavras e dar sempre um prêmio, que será anunciado antes. Pode ser uma caneta, um apontador, um estojo. O importante é que haja um prêmio.

Se você tem mais de 30 palavras, divida-as em grupos de 30, cada grupo sendo uma rodada. Para cada rodada você terá que usar cartelas diferentes e definições (palavras) para sorteio diferentes.

O aluno que preencher uma coluna (todas as palavras marcadas) na horizontal, diagonal ou vertical deve gritar “bingo” e se for confirmado que realmente acertou todas, ganhará o prêmio daquela rodada.

Se você não tem muito tempo ou tem umas 40 palavras, faça uma rodada só e depois (sem trocar as cartelas) já faça uma rodada “cartela cheia”, ganha quem marcar todas as palavras da cartela primeiro. Pode acontecer de haver mais um ganhador, dependendo de como foram feitas as cartelas e como foram tiradas (sequência).

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